Cafeína

Um assunto muito polêmico dentro da área de nutrição sendo que muitas pessoas falam dela somente de seus malefícios, Em excesso de fato a cafeína pode causar agitação, ansiedade, dor de cabeça, insônia, também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos. Para as mulheres grávidas é recomendado que se tome pouco ou até mesmo corte o café, pois pode causar deformações fetais ao bebe.
Porém, além de trazer alguns malefícios à saúde, ela também ajuda no aumento da concentração, melhora o humor, diminui a fadiga, controle de peso e apesar de causar dores de cabeça se consumida em excesso, alguns médicos usam o café como tratamento de enxaqueca, porque ela contrai os vasos sanguíneos que normalmente são os causadores da dor de cabeça. Ela também traz efeitos no sistema respiratório, pois possui um aumento discreto da frequência e intensidade da respiração. Um grande benefício, porém ainda em fase de estudo é que essa substância pode ajudar na doença do Mal de Parkinson, pois ajuda a amenizar a doença ou até mesmo impedi-la de se manifestar. Para as mulheres também tomar pouco antes da menstruação ajuda nos sintomas da TPM. A cafeína possui um grande efeito diurético, o que por sua vez pode causar desidratação com atividades prolongadas.
Segundo alguns sites você precisa saber de 8 fatos cruciais:


  1.  Faz bem para o humor: "A cafeína estimula a liberação da dopamina, um neurotransmissor que ativa a área do cérebro responsável pela atenção e produtividade"
  2.  Cafeína em excesso pode fazer mal: o café pode trazer benefícios à saúde, no entanto, se você exagerar na dose, o efeito acaba sendo o contrário.
  3.  A quantidade ideal: para uma pessoa saudável, o ideal é consumir entre 300 e 400 miligramas de cafeína por dia.
  4.  A cafeína pode reduzir o risco de derrame
  5.  Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade: antes, a cafeína era vista como uma das causas do Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. No entanto, foi descoberto que o café pode, na verdade, ser usado como tratamento para a doença. 
  6.   Café não ajuda a emagrecer: embora muitas pessoas pensem que o café sem açúcar pode ajudar a emagrecer, pesquisas científicas não provam tal feito. "A cafeína pode acelerar o metabolismo, resultando em mais calorias queimadas.
  7.   Fontes naturais de cafeína são melhores: quando o assunto são as fontes de cafeína, os especialistas são unânimes ao preferir as naturais, já que as artificiais podem conter muito açúcar e outros aditivos
  8.   Atenção aos energéticos: "bebidas energéticas e refrigerantes prometem mais energia, mas poucos benefícios nutricionais"
Minha opinião pessoal sobre isso, vou tentar deixar meu lado cafecolatra de lado pra falar sobre isso...
A cafeína faz mais bem que mal... Tem uma pesquisa que diz que inclusive isso ajuda na produção de testosterona (ninguém sabe que é verídico), café não ajuda a emagrecer como citado em cima, mas uma vez que queima calorias a mais já ajuda. Além a maioria dos termogênicos (explicarei sobre isso mais além) tem grandes quantidades de cafeína e ajudam um monte na perda de gordura, claro a base de tudo é uma boa DIETA. Minha dica pra vocês é não deixarem de tomar um pré treino que tem base de cafeina porque fulano falou que fazia mal. Evite energéticos e refrigerantes, e se for abusar do café, sem açúcar, o açúcar do café faz mais mal que a cafeina em si.



Nenhum comentário:

Postar um comentário