A grande maioria das pessoas pensam que pump, hipertrofia e dor são a mesma coisa, para começar vamos entender o que é pump:
Pump Muscular: Escuta-se tanto falar sobre "pump", cuja tradução seria bomba ou bombeamento, para começar, treinamento com pesos pode ter diversas finalidades: força, potencia, velocidade, resistência anaeróbica. O "pump" muscular é como o fisiculturista abrevia o termo "recrutamento vascular muscular periférico localizado" que é uma conseqüência do treinamento de "resistência muscular periférica". Durante a realização de qualquer tipo de trabalho muscular, os músculos envolvidos aumentam da demanda de circulação por duas razões principais: a fim de fornecer os requisitos adicionais de combustível, e para a remoção da quantidade maior de resíduos produzidos. Em todos os casos, esta prática vai resultar em um aumento temporário dos músculos que estão em trabalho e em qualquer tipo de trabalho mantido por um período prolongado de tempo, um ponto de equilíbrio é atingido rapidamente, onde o aumento da circulação pode satisfazer os requisitos do músculos sem levar a uma condição de extremo "bombeamento". Em resumo o pump é o bombeamento de sangue para o músculo e da aquela "inchadinha". Ou seja, enquanto você está fazendo um exercício seu músculo ficará maior, mas isso não quer dizer que seu músculo foi hipertrofiado.
Mas o que seria a hipertrofia e como obtê-la? Uma pergunta tão óbvia que muitas pessoas não saberiam responder.
A hipertrofia muscular, ou, em bom português, o aumento da massa muscular, ou em linguagem de maromba , o “crescer” é o seguinte: quando estimulamos nossos músculos a trabalhar através de alguns exercícios específicos, ocorre um tipo de "lesão" em algumas fibras musculares . Em um resumo: os exercícios na academia apenas irão fazer lesão nas fibras musculares, Após o treino, o corpo se encarrega de “recuperar” estas fibras, pois é, a fibra muscular que eu tava ali não deu conta , tá na hora de fazer uma fibra maior, pois as necessidades aumentaram e regenera a fibra muscular que foi “lesionada”, transformando-a em uma fibra maior, mais resistente e mais grossa, logo como um "pedreiro" o nosso corpo precisa de material de construção para regenerar as fibras, que seriam proteínas e carboidratos bons
Ta mas então quando meu músculo cresce? Calma que eu explico, já ouviu a expressão "sono anabólico?" pois é, é durante o sono que seus músculos crescem. Em um resumo no bom e claro marombês "Na academia você lesiona as fibras musculares, comendo proteínas e bons carboidratos você regenera, e dormindo seus músculos crescem"
AI o cara vai pra academia e diz "NO PAIN NO GAIN Hoje o treino foi bom to todo dolorido, vou crescer bastante" as pessoas pensam que dores musculares no dia seguinte ao exercício são sinônimo de hipertrofia, mas isso não é medidor de progresso,segundo fontes a melhor maneira para medir o progresso sempre será a progressão, ou seja, conseguir levantar cada vez mais carga nos exercícios, isso é um sinal que você esta mais forte, e claro o bom e velho espelho.
Então galera, não se iludam por sair da academia inchadinho ou dolorido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário